quinta-feira, setembro 22, 2005

Fortuitus Avançatis Nobilis

A Irmandade, munida de um impulso de descoberta invulgar, deu recentemente um contributo inestimável para o desenvolvimento do conhecimento científico: a descoberta da espécie Fortuitus Avançatis Nobilis. É um contributo ainda não aclamado e reconhecido porque tem tanto de incómodo como de sensacional.

Mas então o que é o Fortuitus Avançatis Nobilis?

É uma espécie em tudo idêntica ao Homo Sapiens mas que desenvolveu características impares ao longo do tempo. Dedica-se ao futebol com toda a sua conta bancária e destaca-se por:

- Como o próprio nome indica é Fortuito. Isto é, ninguém sabe quando vai intervir, “sucede por acaso, inesperado, casual” in Grande Dicionário da Língua Portuguesa, Bertrand Editora;
- É Fortuito porque toda a gente sabe que ele não recebe bolas pelo ar, mas de vez em quando...
- É Fortuito porque toda a gente sabe que ele não recebe bolas pelo chão, mas de vez em quando...
- É Fortuito porque toda a gente sabe que ele não recebe bolas a meia altura, mas de vez em quando...
- É Fortuito porque toda a gente sabe que ele não marca golos, mas muito de vez em quando...
- É Fortuito porque faz publicidade ao Mac´Donalds e indiscretamente ao Pante Pro-V.

Enganem-se contudo aqueles que pensam que o Fortuitus Avançatis Nobilis é um jogador inútil. A sua fortuitividade revela-se devastadora uma vez por ano. E, deste ponto de vista, deixa qualquer defesa com nervoso miudinho (Miudinhus Nervositis – Síndroma que abordaremos noutra altura). É um drama um defesa entrar em campo a pensar: “Irá haver um raide devastador do Fortuitus Avançatis Nobilis?” Gary Neville, Ferdinand, Silvestre, Heinze e companhia que vos digam!

Claro que a qualidade fortuita se paga e muito bem. Mas qual o clube que não deseja ter um Fortuitus Avançatis Nobilis? O Fortuitus Avançatis Nobilis é a essência do Futebol Moderno. Este futebol em que o pequeno pode ganhar ao grande, em que o resultado é imprevisível (exceptuando os Jogos do Chelsea e o SCP na Choupana).

Muita marcas a ouro já deixou este Nobre Avançado Fortuito nos “anais da história do futebol mundial”*, o Rio Ave e a Leiria têm 4, o Leça tem 5, para não falar do golo decisivo que marca de 4 em 4 anos nos Europeus, ou mesmo do 4 golos absolutamente fortuitos ao Lichenstein.

A última vítima da fortuitividade foi a União de Leiria. Aos 44´de jogo, quando todos pensavam que ele tinha sido substituído ao intervalo, eis que, depois de ter falhado dois golos (fortuitividade para com os próprios adeptos) marca um golo ao segundo poste. Depois, na segunda parte o mesmo filme. E finalmente, o melhor exemplo desta característica impar, quase no final do jogo o Menino de Ouro V2.00 remata e o Fortuitus Avançatis Nobilis enquanto se desequilibrou para arranjar o cabelo ou devido a uma cãimbra, marca um golo que tem tanto de fabuloso, fortuito e genial, como de acidental.Assim o Benfica conseguiu aquela imprevisibilidade que necessitava para ganhar e surprender os rivais ( sim qualquer equipa da Super Liga é rival do Sport Lisboa e Benfica, sendo este o motivo primordial da existência desta liga fantástica ).

Anexo: Caso que confirma a Teoria da existência da nova espécie Fortuitus Avançatis

No programa desportivo da SIC notícias ”O dia seguinte” o Nuno Gomes foi apontado com 47% ou algo parecido para melhor marcador desta época. Isto porque por volta dessa hora estava a dar o Sporting e o pessoal da lagartagem não pode votar no Liedson. Azar o deles porque o televoting estava activo té ao final do jogo ( tivessem votado...).Entre outros matadores estavam o McCarthy do Co Adrianse CP e o menino maravilha João Tomates do Braga. Grande responsabilidade para o Nunito mas com a sua fortuitividade há-de com certeza atingir tal feito mesmo estando a competir com alguns Eficcax Avançatis Vulgaris ( Cooofff ).

Por tudo isto e por tudo aquilo que ficou por dizer, seja por nós não o sabermos dizer, seja porque o texto já vai longo, quero dizer-vos que devíamos arranjar forma de perpetuar a linha genética desta espécie. Quem sabe através de um cruzamento com uma filha do Manuel Maria Carrilho com a Bárbara Guimarães...

Saudações
Pela primeira vez escrevendo em equipa os sempre vossos
Cabrão D´Alfama e Pré-Cabrão Konami

P.S. - Esperemos que enquanto for fortuito ao menos continue a ser em grande ( do género 3 golos d cada vez ) para poder apanhar o Liedson e alegrar a massa associativa e consequentemente meio Portugal. Sim porque somos tão grandes ou quiçá maiores que os de Liverpool ( já lá dizia o sábio de Bijeu ). AH ! Já me esquecia ... o meu profundo e sincero obrigado às defesas que acreditam que o Benfica quando joga com o seu Fortuitus Avançatis, joga só com 10.