Ceilão- actual Sri Lanka, fica situado a sul da Índia.
Oh que viajaste tanto.. para vires enfiado numa lata parar à minha caneca. Sinto que não te conheço.. pelo menos bem e como deve ser.
Gostava de ver-te verde, a crescer, sentir o cheiro da terra que te envolve e faz crescer.. ver a cor da terra e prová-la.. já provaram da terra? É maravilhoso.
O chá.. viajou milhares de milhas.. e não o conheço verdadeiramente. Não vejo.. apenas visualizo o suor dos que trabalharam a terra ao longo do ano.. o calor.. as mãos gretadas.. a postura que dá cabo das costas..
Tudo isso o sinto no trago quente deste chá.. plantas que foram secadas.. este sim: Chá. E não infusão de outra planta.
Fomos nós os Lusos que pelo charme de uma Rainha, levámos até Inglaterra o Five o’clock tea.. e já que estamos numa de impressionar com cultura geral.. também foi um padeiro Português da equipa de gastronomia da Presidência Francesa, a meio do século XX, a inventar e introduzir o pão “baguette” que de franciu, só tem o nome.. tipo cassete.. bandelete.. e retrete.. ;)
Talvez não esta última.
Por isso chá que aqui apareces na minha frente.. significas muito e ao mesmo tempo és de longe.. empacotado e disfarçado da sua real natureza.. não tens nada de nobre ou de classe.. não és diamante lapidado, mas sim um bruto produto da natureza. E por isso devias era ser respeitado. Qual parvoíce juntar-te leite.. não és Nesquick! POrra!
Vá sossega agora.. e não me queimes a língua. Que um dia ainda te vou visitar os teus familiares.. pés de chá em colinas banhadas pelo ar do Índico, pela humidade e estios monçonais.
Enfim.. foi o melhor que se pode arranjar a esta hora..
Saudações
MCDB
Ps: mais um post cm eu gosto. sem revisões.
Sem comentários:
Enviar um comentário