quinta-feira, julho 07, 2005

Este país que eu adoro parte III

Todos sabem, mas tenho um exemplo concreto:

Uma senhora de 74 anos toma vários comprimidos, sendo um deles o Ebixa 10 miligramas, em caixas de 56 comprimidos que não dão para um mês. Este medicamento custa 123,23€ por caixa e é utilizado para problemas do cérebro, como por exemplo a doença de Alzeimer.

Para obter comparticipação neste medicamento os médicos têm de referir na receita a Portaria ou Despacho, sei lá, D-21094/99 / 22.

Só que neste país que eu adoro os médicos, sim esses mesmo que entram para a faculdade com médias de 20 valores, esquecem-se que a receita deste medicamento tem conter a referência da Portaria ou Despacho sei lá. Pois, não duvido que para ter média de 20 tenham ficado com o cérebro queimadito...

Anda então esta senhora de 74 anos com a nota na caixa dos medicamentos para não se esquecer: “Receita com Portaria – Despacho D-21094/99 /22” mas também para lembrar os tais médicos que tiveram média de 20.

Pouco depois de tomar contacto com esta realidade estava a ver a Ally Macbeall e a mulher da minha vida sentou-se ao meu lado:
”Gonçalo este filme é estrangeiro não é?”
“É proquê?”
“Eu não gosto de ver estes filmes. Uma pessoa começa a ler as legendas e quando vai a meio desaparecem. Também te acontece?”
“Também vó.”

Nem vou falar das curtas reformas gastas em comprimidos e médicos, ou das penosas caminhadas para o centro de saúde para pedir segundas receitas com Portaria ou Despacho, não! Prefiro lembrar que neste país que eu adoro há mesmo médicos que têm média de 20 e andam por aí com o cérebro queimadito a atender os doentes.

Saudações
Cabrão D´Alfama
Mestre

2 comentários:

Anónimo disse...

deu-te para o sentimento,foi?..estas atitudes ficam-te bem.. devias fazer isto mais vezes...
beijinhos....CÁGO,CÁGO!!!!!

Anónimo disse...

Este comment é por ele....
pq ele é forte, corajoso e vai saber lidar com a situação ;)
cumprimentos: Teco